quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

É NATAL, NASCEU JESUS!

Não há Natal sem PRESÉPIO!

     Pusemos mãos à obra e, com uns pedaços de plasticina, imaginação e algum jeito, mas sobretudo com muita alegria e espírito natalício, fizemos o nosso Presépio.
     No final, admirámos a nossa obra, que nos deu imenso prazer, e adorámos o Menino...




Ficou muito bonito, não ficou?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O NOSSO NATAL SOLIDÁRIO

homesanta.gif (3644 bytes)

Todos nós adoramos receber presentes de Natal, ou não fôssemos nós crianças...
Por isso, todos os anos costumamos pedir ao " Pai Natal " os brinquedos de que mais gostamos. Felizmente para nós, temos a nossa família,  que faz sempre o melhor que pode para nos ver felizes, e lá vêm os belos presentinhos...

Mas este ano, a nossa professora propôs-nos uma atitude diferente em relação ao Pai Natal:
 em vez de lhe  pedirmos brinquedos para nós, porque não sermos nós a oferecer essa alegria a uma criança que não tem família para lhos dar? 
Então a professora falou-nos do projecto do Pai Natal Solidário, dos CTT, e trouxe-nos uma carta de uma menina de 4 anos, chamada Vanessa, que vive numa Instituição de apoio a crianças carenciadas. É uma das muitas cartas que os CTT estão a publicar, para que outras pessoas as possam apadrinhar, enviando a essas crianças os presentes de Natal que elas tanto desejam.

Nós achámos a ideia excelente e pedimos aos nossos pais uma pequena contribuição para oferecermos o presente que a Vanessa pediu ao Pai Natal.
 E sabem o que é que ela quer?
Um carrinho para os "bebés", roupinhas e comida para lhes dar. Como qualquer menina da sua idade, não é?

Então aqui estamos nós, este ano "armados em Pai Natal" !    Ho!  Ho!  Ho!gif_66_03.gif (6343 bytes)


Escrevemos uma cartinha a esta menina, como se fosse o próprio Pai Natal a responder-lhe, e vamos enviá-la junto com os brinquedos que ela pediu. Os CTT encarregam-se do envio e não pagamos nada por isso.
Vejam o que lhe vamos oferecer:


Não acham que ela vai adorar?
E quando nós estivermos a abrir os nossos presentinhos, vamos pensar também na alegria que demos a esta menina, que a essa hora estará feliz a brincar com os seus brinquedos novos.
O nosso Natal será mais feliz ainda!
A felicidade de poder partilhar a nossa alegria iluminará os nossos corações!

mangerb.gif (3883 bytes)E assim será Natal!

PARABÉNS!

Bolo.gif (2856 bytes)

Queremos dar os PARABÉNS ao nosso amigo Eduardo, que faz anos neste mês de Dezembro, e desejar-lhe muitas, muitas...

domingo, 12 de dezembro de 2010

OS NOSSOS TRABALHOS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

Realizámos trabalhos de Expressão Plástica alusivos ao Natal nas nossas Fichas de Avaliação Trimestral.
Querem ver como ficaram bonitos?









Lindos e verdadeiramente natalícios, não acham?










E mais uma estrela,  feita com materiais reaproveitados:

                                                Verdadeiramente «tecnológica», não?

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

É NATAL NA NOSSA ESCOLA!


Para decorar a nossa escola, cada turma decorou uma estrela para pendurar no átrio da entrada.
Esta é a da nossa turma. Não está linda?


A nossa mensagem:

N ós somos a turma 25
A lunos do 4º ano,
T odos queremos desejar
A legria e muita paz
L indo Natal e Bom Ano!


Todas as estrelas estão muito bonitas e muito originais.
Dão muita beleza e espírito natalício à entrada da nossa escola.

Não acham?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O NOSSO CONTO DE NATAL


Notícia de última hora:
O nosso conto ganhou o 1º Prémio do Concurso!

     Tivemos hoje, 17 de Dezembro, esta boa notícia na nossa Festa de Natal. Ganhámos um Diploma e um livro muito bom para a nossa biblioteca de turma, sobre o Planeta Terra.
     Ficámos todos muito contentes e orgulhosos por ganharmos este concurso.
    Foi um belo presente de Natal para nós!

A nossa turma já está a viver o espírito natalício!
Estamos a fazer diversos trabalhos alusivos a esta festa, de que tanto gostamos.
Pusemos a nossa imaginação a trabalhar e criámos todos em conjunto este conto de Natal, com que vamos participar no Concurso de Contos de Natal organizado no nosso Agrupamento.


                        Título:  UM NOVO NATAL
     Era uma vez um Pai Natal que todos os anos passava pelas casas de todas as crianças a distribuir os tão desejados presentes.
     Mas houve um ano em que ele ficou tão constipado que se atrasou muito na sua viagem e  não conseguiu levar o presente a uma criança que vivia em Leiria.
     Então o Pai Natal ficou muito aborrecido e a criança muito triste, como é natural.     Vamos contar-vos como tudo se passou.
     No dia 24 de Dezembro, o menino, que tinha seis anos, esperou...esperou...esperou... até que já passava da meia-noite, era altura de ir para a cama, e ele foi-se  deitar, ainda com esperança de que o Pai Natal viesse até de manhã.
     Custou-lhe muito a adormecer, de tão ansioso que estava, e perguntou à mãe:
     - Ó mãe, quando é que o Pai Natal chega?
     - Vamos esperar até amanhã, filho, porque amanhã é um novo dia...- respondeu a mãe, dando-lhe um beijinho de boa-noite.
     Finalmente o menino adormeceu e sonhou com o tão esperado presente, mas de manhã o seu sapatinho continuava vazio. Ao ver que não tinha recebido nada, ele ficou muito desiludido e começou a chorar.
     Passado algum tempo, os seus pais chamaram-no para ir ver que estava a nevar. Nesse momento, enquanto via pela janela a neve a cair lá fora, tão fofa e branquinha, ele sentiu-se invadir pelo espírito natalício e achou que não valia a pena estar assim tão triste por não ter recebido o seu presente. Afinal estava ali tão bem,na sua casa, com os seus pais... No entanto, ainda tinha muita vontade de receber um brinquedo!...
     Nesse momento, um Duende, lá na fábrica do Pai Natal, estava a conferir a lista de entregas, quando viu que havia uma criança a quem não tinha sido entregue nenhum presente. Ficou muito preocupado, a pensar na tristeza desse menino, foi a correr ter com a Mãe Natal e disse-lhe:
     - Temos uma emergência: «Criança sem Presente»! Há um menino em Leiria, Portugal, que a esta hora deve estar a chorar, pois foi o único a ficar sem o seu brinquedo.
     - Isso não pode ser, vou já resolver esse problema!
     Então a Mãe Natal foi logo buscar as suas renas e preparar o trenó para ir levar um presente a essa criança.
     Entretanto, em Leiria, a mãe do rapazinho dizia-lhe:
     - Não fiques triste, meu filho,  pois o que mais  importa não são os presentes, mas sim o amor...
     Quando, de repente, começaram a ouvir tilintar os guizos das renas e olharam todos para o céu, e nem queriam acreditar no que viam: lá vinha a Mãe Natal com as suas renas voadoras, em pleno dia, com apenas aquele presente especial no seu trenó!                                                                    Com muito cuidado, ela veio poisar o trenó mesmo no quintal em frente à casa, e os pais e o menino convidaram-na para entrar e comer com eles uma fatia de bolo-rei, um coscorão ou uma filhós, e beber um chocolate quente, pois vinha gelada da sua longa viagem. Por causa do frio que apanhava nas viagens é que o Pai Natal tinha ficado doente...
     Passado algum tempo, já era altura de a Mãe Natal regressar a sua casa, no Pólo Norte. Despediram-se com muita amizade, o menino agradeceu-lhe muito o seu presente e ela também lhes agradeceu pela sua generosidade e hospitalidade.
     E lá partiu, dizendo adeus.
     Mas, a meio da viagem, já estava a anoitecer, quando se levantou uma grande tempestade de neve! A muito custo, a Mãe Natal conseguiu poisar o seu trenó num campo e viu uma luzinha a brilhar ao longe. Andou até lá e encontrou uma gruta, onde rapidamente se abrigou com as suas renas. Que estranho!... Havia uma estrelinha poisada mesmo por cima da entrada, era essa a luzinha que ela tinha visto por entre a neve que caía.  
     Mas logo viu que aquela gruta não estava vazia. Lá dentro já se encontrava um casal com o seu bebé acabado de nascer! Esse casal, que ia em viagem,  também se tinha ali abrigado do mau tempo. Apresentaram-se: o pai chamava-se José e a mãe, Maria.
     A Mãe Natal gostou imenso de conhecer aquela nova família e foi procurar melhor no fundo do trenó, onde encontrou uma prenda a mais que lá tinha ficado esquecida. Levou-a para  oferecer àquele  bebé recém-nascido e perguntou aos pais que nome lhe iam dar. Como eles ainda não tinham decidido o nome que lhe dariam, ela sugeriu um  de que gostava muito: Emanuel. Eles concordaram, acharam que era um nome muito bonito, e a Mãe Natal ofereceu-lhe o seu presente, que era um agasalho muito fofinho para o aquecer e um lindo anjinho com música para ele brincar.
     Então, nesse momento, abrandou o vento, a neve parou de cair, e a Mãe Natal seguiu a sua viagem, guiada por uma estrelinha cintilante que voava pelo céu à frente do trenó, para que ela não se perdesse, e ia ouvindo, cada vez mais ao longe, a linda música do anjinho oferecido ao pequeno Emanuel!...


domingo, 28 de novembro de 2010

O FERIADO DO 1º DE DEZEMBRO

  • Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é um feriado histórico em Portugal.
  •  Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Queres saber como tudo isso aconteceu?    



1º de DEZEMBRO    DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Tudo começou em 1578, quando o nosso rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer Quibir sem deixar nenhum descendente.
   Assim, surgiu um problema de sucessão e afinal quem veio a reinar em Portugal, a partir de 1580, foi Filipe II de Espanha, que era neto do nosso rei D. Manuel I.
  Durante 60 anos- de 1580 a 1640-  viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História  como "Domínio Filipino". Depois do Reinado de Filipe II, seguiu-se a governação de Filipe III e Filipe IV ( I, II e III de Portugal) .Estes reis espanhóis  governavam Portugal e Espanha  ao mesmo tempo, como um só país.
   Os portugueses revoltaram-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640 , puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe que derrubou o rei e o seu governo.
   Filipe III foi obrigado a abandonar o trono de Portugal, e os portugueses escolheram D. João IV,  duque de Bragança, como novo rei. Este rei iniciou a 4ª Dinastia, de Bragança, e ficou conhecido como " O Restaurador ".
  O dia 1 de Dezembro, passou a ser comemorado todos os anos, como o dia da Restauração da Independência de Portugal, uma vez que o trono voltou para um rei português. 
   E cá estamos nós, Portugueses, a comemorá-lo mais uma vez!


sábado, 20 de novembro de 2010

A NOSSA VISITA AO MUSEU MUNICIPAL DO CADAVAL

Museu Municipal do Cadaval-edifício



No dia 12 de Novembro, fomos com a nossa professora visitar o Museu Municipal do Cadaval.
Foi uma visita muito interessante.
 Gostámos de ver tudo o que lá nos mostraram, mas sobretudo os fósseis de animais marinhos, como as amonites, que foram encontrados na Serra do Montejunto, vértebras de dinossauros, bocados de troncos de árvores fossilizados,... e também muitos vestígios da Pré- História, como machados, pontas de lança, raspadores... e muitos outros objectos que os homens pré-históricos usavam, encontrados no castro de Pragança e em grutas da serra. 



                        Fóssil de amonite 
Image
Vimos lá também vestígios da ocupação dos Romanos no nosso concelho, como uma ara romana, algumas moedas,...

Da fundação do Concelho também lá se pode ver uma cópia do Foral do Cadaval, concedido pelo rei D. Manuel I.

Outra coisa de que também gostámos muito foi uma pintura que representa o Cadaval antigo e fotografias de Bandas Musicais, Ranchos Folclóricos, Grupo de Teatro... que existiram cá no Cadaval, já no século XX. E também fotos da Real Fábrica do Gelo, na Serra do Montejunto, que é um monumento muito importante para se visitar.
Achamos que o nosso Museu tem muita coisa interessante para ver, por isso recomendamos a todos que o visitem!






quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FELIZ DIA DE S. MARTINHO!

PROVÉRBIOS POPULARES

Mais vale um castanheiro do que um saco de dinheiro.
Pelo S. Martinho, castanhas e vinho.
Se o Inverno não erra o caminho, cá estará pelo S. Martinho.
Novembro à porta, geada na horta.
Pelo S. Martinho, mata o teu porquinho.
Verão de S. Martinho, são três dias e mais um bocadinho.
...

     Como é dia de S. Martinho, fizemos uma recolha de ADIVINHAS, PROVÉRBIOS, RIMAS E QUADRAS relacionadas com este tema.
           Aqui estão algumas delas:

 ADIVINHAS
I
Tenho camisa e casaco,
Sem remendo nem buraco,
E estoiro como um foguete,
Se alguém no lume me mete.
II
Tenho três capas de Inverno:
A primeira mete medo,
A segunda é lustrosa
E a terceira é amargosa.
III
Tem casca bem guardada,
Ninguém lhe pode mexer,
Sozinha ou acompanhada,
Em Novembro nos vem ver.
IV
O meu fruto é mais doce
Do que milho fabricado,
Todos o comem com gosto,
Cru, cozido ou assado.
V
Altos, altentes,
Carapins, carapentes,
Se para ti me rio,
Logo me caem os dentes.
VI
Alto cavaleiro,
Quando lhe dá o riso
Cai-lhe o dinheiro.
VII
Se me rio... de mim sai uma donzela
Mais donzela do que eu
Ela vai com quem a leva,
Eu fico com quem me deu!
                                                             Ana Rita ( tirada da Internet)

(Na imagem estão as soluções das adivinhas.)

Também fizemos nós próprios algumas rimas e quadras muito engraçadas:

Castanha, castanhinha,
esta castanha é toda minha!
                                              Joana


Os vendedores de castanhas
apregoam os seus pregões:
«Olhá boa castanhinha,
venham comprar, seus comilões!»
                                                      Rodrigo (com ajuda da mãe)

S. Martinho sua capa cortou e o mendigo agasalhou.
                            Mariana Calisto

Se castanhas queres comer
Cuidado tens de ter
Porque saem a ferver
Do forno que as vai aquecer!
                                     Mariana Domingos

As castanhas assadinhas põem-nos bem quentinhas!
                                             Matilde

Com o frio a chegar,
A Natureza está-se a transformar,
Os ouriços a abrir,
Para as castanhas apanhar!
                                             Samantha

O Outono está à porta,
As castanhas estão a chegar
Para no S. Martinho provar!
                                           Nuno Domingos

Eu gosto da castanha,
Tu também deves gostar...
Por causa disso vamos pô-las a assar!
                                           Pedro Paulo

S. Martinho, que soubeste
Com o pobre partilhar,
Ensina-me a ser melhor
E as castanhas bem assar.
                                          Pedro Paulo ( com ajuda do pai )

Cheio de castanhas está o cestinho
E pronto para o S. Martinho!
                                                 Verónica

O Outono está a chegar, as castanhas vou assar!
                                                           Alice Domingos

Outono, que linda estação,
Logo a seguir ao Verão,
A comer castanhas ao serão
Assadas no fogão!
                        Hugo Vitorino

Todo o dia a apanhar chuva,
Coitado do vendedor,
Mas à beira das castanhas,
Fica cheio de calor!
                                                              Bernardo (tirada da Internet) 

Assadas ou cozidas,
Quentinhas e a estalar,
Quando sinto o cheiro delas,
Começo-me logo a babar!
                                                                 Eduardo (cedida pelo Rodrigo)

Se castanhas queres comer, muito tens de aprender!
                                                                  Bruna ( cedida pelo Pedro Paulo)

Também cantámos, dançámos, fizemos um belo Magusto e passámos um dia de S. Martinho muito animado e feliz!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

AS NOSSAS LEITURAS



     
     Lemos um excerto da obra «Pedro Alecrim», do autor António Mota, em que falava de um plano que as personagens Pedro e Nicolau, dois rapazes muito amigos, estavam a combinar para ficarem ricos!
     Mas como a parte que lemos não contava qual era o plano deles, nós ficámos cheios de curiosidade para saber se realmente os dois amigos iriam mesmo enriquecer, e como...
     Então a nossa professora propôs que imaginássemos nós qual seria o plano deles. E foi o que fizemos: usámos a nossa imaginação e inventámos cada um o seu plano para o Pedro e o Nicolau ficarem ricos!
     Escrevemos uns tão engraçados que resolvemos fazer um livrinho com esses nossos trabalhos, escritos e ilustrados por nós.
     Só no fim é que fomos ler a continuação da história, contada pelo autor António Mota, e conhecer o plano deles, que até nem deu resultado, porque afinal ficaram pobres na mesma...
     E sabem que mais?  Os nossos planos até ficaram mais engraçados que os do próprio livro! ( Pelo menos foi o que nós achámos e a nossa professora também!)

Gostámos desta leitura e do trabalho de escrita criativa que fizemos sobre o livro.
Recomendamos esta obra a quem gosta de ler!

Parabéns a Você!

Este nosso Blogue também vai servir para deixar mensagens de Parabéns a todos os nossos colegas pelo seu aniversário.


 Começamos por dar os Parabéns aos aniversariantes do mês de Setembro:

Bruna  - dia 17

Ana Rita  - dia 25

Miguel Ângelo- dia 26

E também às meninas aniversariantes de Novembro, que são:

Matilde  - dia 5

Verónica - dia 16

Para todos um grande beijinho e muitas felicidades!  

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O NOSSO PROJECTO DO DIA DA ALIMENTAÇÃO

Como andamos a estudar o nosso esqueleto, e quais os alimentos que devemos usar para que os nossos ossos cresçam fortes e saudáveis, fizemos nós próprios um desses alimentos, um derivado do leite, rico em cálcio e micróbios úteis para a nossa saúde:

O IOGURTE


Estivemos a observar os micróbios do iogurte ao microscópio.

Fizemos a preparação, misturando os ingredientes:
1 l de leite e 1 iogurte natural.


Enchemos os copos da iogurteira e deixámo-la ligada até ao dia seguinte ( cerca de 12 horas).
Por fim, saboreámos os deliciosos iogurtes...


E gostámos muito!

Além desta actividade, também achámos que seria útil darmos alguns conselhos sobre alimentação saudável a outros colegas, por isso realizámos cartazes que afixámos em vários locais da nossa escola. Vejam alguns deles:






Demos bons conselhos, esperamos que os sigam e façam uma alimentação muito saudável. Nós também vamos tentar !...

Por fim realizámos estes cartazes do nosso PROJECTO:




CHEGOU O OUTONO !

Começámos a sentir a chegada do Outono!
Fomos com a nossa professora à rua, ao Parque dos Lápis e ao pé da Adega Cooperativa, para sentirmos as sensações que esta estação nos traz, desde sensações visuais, como os tons de amarelo e castanho das folhas outonais, sensações auditivas, como o som do vento nas árvores ou o estalar das folhas secas quando as pisámos, sensações olfactivas, como o cheiro do mosto quando nos aproximámos da Adega,... 
Também ouvimos a música das 4 Estações, de Vivaldi, O Outono, e conseguimos imaginar um verdadeiro dia de Outono, ao ouvi-la.
Depois de tudo isto, pusemos mãos à obra e fizemos um cartaz com as nossas
SENSAÇÕES DE OUTONO,  que pusemos na porta da nossa sala.

VEJAM COMO FICOU BONITO!
A Joana encontrou um poema muito bonito sobre o Outono, querem ver?

POESIA DE OUTONO
Encontrei uma folha,
uma folha amarela,
que a cair veio,
pousar na janela.
Ela brincou comigo
e eu com ela...
Encontrou um amigo,
esta folha amarela!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A NOSSA TURMA - QUEM SOMOS NÓS?


Olá!
Nos somos a turma 25 , do 4º Ano, da EB1 do Cadaval e este é o nosso blogue.

Nesta turma somos 11 raparigas: Alice, Ana Rita, Beatriz,Bruna, Joana, Mariana D. e
Mariana C., Matilde, Rebeca, Samantha e Verónica;  

e 9 rapazes : Bernardo, Eduardo, Hugo, Miguel Alexandre e Miguel Ângelo, Nuno, Pedro Paulo, Pedro Cainé e Rodrigo.


Todos nós convivemos bem e ajudamo-nos uns aos outros, somos muito alegres e adoramos brincar, embora com gostos diferentes: os rapazes quase todos gostam muito de jogar à bola e as raparigas adoram conversar, jogar à apanhada, ao « pisa, pisa, sapatinho»...                    

Temos duas colegas que são nossas representantes, que foram eleitas por nós em Assembleia de Turma: a Matilde é a nossa Delegada e a Joana a Subdelegada, e estão a fazer um bom trabalho!
                                                                                                                             
E os responsáveis da nossa Biblioteca de Turma, também escolhidos por nós, são o Miguel Alexandre e o Nuno. São eles que controlam a requisição e a entrega dos livros, pois nós gostamos muito de ler, e até temos um projecto chamado «Ler, lazer e aprender» e todos os dias dedicamos algum tempo à leitura.

Logo no início do ano lectivo, combinámos quais as regras que devemos cumprir na escola e até fizemos um cartaz sobre « As Nossas Regras». E estamos a tentar cumpri-las...


A nossa Professora chama-se Celina Domingues e adoramos trabalhar com ela.

                                                                                                                        
E o tema do nosso PROJECTO CURRICULAR DE TURMA é


 
                                                                      CRESCER A LER    


Este nosso blogue vai servir para mostrarmos os nossos trabalhos e projectos que iremos realizando ao longo do ano, pois gostamos de fazer actividades de vários tipos: leituras, cartazes, visitas de estudo, trabalhos manuais,... e muitos outros.

  Esperamos que nos visitem e que gostem do nosso trabalho!