- Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é um feriado histórico em Portugal.
- Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Queres saber como tudo isso aconteceu?
1º de DEZEMBRO DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA
Tudo começou em 1578, quando o nosso rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer Quibir sem deixar nenhum descendente.
Assim, surgiu um problema de sucessão e afinal quem veio a reinar em Portugal, a partir de 1580, foi Filipe II de Espanha, que era neto do nosso rei D. Manuel I.
Durante 60 anos- de 1580 a 1640- viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do Reinado de Filipe II, seguiu-se a governação de Filipe III e Filipe IV ( I, II e III de Portugal) .Estes reis espanhóis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses revoltaram-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640 , puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe que derrubou o rei e o seu governo.
Filipe III foi obrigado a abandonar o trono de Portugal, e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. Este rei iniciou a 4ª Dinastia, de Bragança, e ficou conhecido como " O Restaurador ".
O dia 1 de Dezembro, passou a ser comemorado todos os anos, como o dia da Restauração da Independência de Portugal, uma vez que o trono voltou para um rei português.
E cá estamos nós, Portugueses, a comemorá-lo mais uma vez!
Sem comentários:
Enviar um comentário